Páginas

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Dia Mundial da Saúde Mental - 10 de outubro


Imagem do Google
Segundo o site Wikipédia, saúde mental (ou sanidade mental) é um termo usado para descrever um nível de qualidade de vida cognitiva ou emocional ou a ausência de uma doença mental. Na perspectiva da psicologia positiva ou do holismo, a saúde mental pode incluir a capacidade de um indivíduo de apreciar a vida e procurar um equilíbrio entre as atividades e os esforços para atingir a resiliência psicológica.
O Dia Mundial da Saúde Mental visa chamar a atenção pública para a questão da saúde mental global, e identificá-la como uma causa comum a todos os povos, ultrapassando barreiras nacionais, culturais, políticos ou socioeconômicas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a saúde mental uma prioridade e defende que a questão da saúde mental não é estritamente um problema de saúde.
As perturbações de natureza mental estão crescendo e os distúrbios mentais, independentemente da sua gravidade, são uma das principais doenças incapacitantes do século XXI. A depressão é a segunda causa de incapacidade na União Europeia. As doenças mentais e, particularmente a depressão, são o fator de maior risco de suicídio.
No Brasil, algumas pesquisas têm confirmado uma grande prevalência de transtornos mentais em crianças e adolescentes. As pesquisas apontam que de 12,7% a 23,3% do total de crianças e adolescentes no país sofrem com algum tipo de transtorno mental.

Os problemas mentais infantis mais comuns incluem os transtornos de conduta, os transtornos de atenção e hiperatividade e os transtornos emocionais. Esses distúrbios são importantes na medida em que impõem sofrimento aos jovens e àqueles com quem convivem, e também porque interferem no desenvolvimento psicossocial e educacional, com o potencial de gerar problemas psiquiátricos e de relacionamento interpessoal na vida adulta.

Alguns fatores os quais podemos vincular o distúrbio mental e emocional das crianças são:

*      Determinismo genético;
*      desordens cerebrais, a exemplo da epilepsia;
*      violência;
*      perdas de pessoas significativas;
*      adversidades crônicas;
*      eventos estressantes agudos;
*      problemas no desenvolvimento;
*      adoção; a
*      brigamento;
*      além de problemas culturais e sociais que repercutem de forma significativa no desenvolvimento infantil .

Associações entre problemas de comportamento e variáveis do ambiente familiar têm sido verificadas de forma consistente.

A quantidade ou qualidade de eventos negativos provenientes da família é apontada como particularmente prejudicial ao desenvolvimento infantil, sendo fator que predispõe a problemas de comportamento.

“Análise sistemática da literatura recente de estudos empíricos concluiu que a depressão materna tem impacto negativo para a saúde mental dos filhos em idade escolar, favorecendo a ocorrência de problemas comportamentais, psicopatologia, rebaixamento cognitivo, prejuízos no autoconceito, no desempenho social e na regulação emocional. Tais fatores foram observados independentemente do momento de primeira exposição à depressão materna, bem como dos delineamentos dos estudos (longitudinais ou transversais), configurando-se, assim, como fator de risco ao desenvolvimento infantil – prejuízo potencializado na presença de comorbidades psiquiátricas.”

Imagem do site Rumo


Fontes:

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre este post

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...