Páginas

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Maternidade e Trabalho II

Hoje vamos falar de como é a rotina de conciliar maternidade e trabalho.


Cada mãe tem seu jeito de fazer as coisas, de organizar o tempo, controlar a casa, de se dedicar a família. Por isso não se tem um texto ou um pensamento pronto para este assunto, até porque as realidades de cada mãe são únicas: O tempo que passam com filhos, trabalhando (em casa ou fora), na rotina de cuidado próprio, cuidando da casa, enfim, para cada LAR, uma realidade diferente.

Tem mães para todos os gostos, mães que trabalham meio horário, o dia todo, perto de casa, que passam horas no transito, que trabalham 24hs em casa... enfim, mães!
Então, pensando em como escrever este post, resolvi criar algumas perguntas, como feito por algumas outras blogueiras. Eu serei a primeira a responder, e convidarei outras mães, algumas já foram convidadas.

Talvez você não queira responder sobre sua rotina em um blog, mas pare e se faça estas perguntas, elas te ajudaram a enxergar melhor o seu dia-a-dia e entender a necessidade ou não de possíveis mudanças. 

Vamos começar:

MÃE PERGUNTA, MÃE RESPONDE!

1 – Seu maior motivo de acordar todos os dias é:
Para mim, o maior motivo de acordar todos os dias hoje é para viver uma vida divertida e de qualidade ao lado do meu maior tesouro: Minha família.

2 – Seu maior prazer é:
Ser mãe.

3 – Sua gratidão é:
Pela Vida, por me permitir viver a cada dia uma nova história e recomeçar sempre.

4 – Como foi descobrir a gravidez?
Como contei nos posts Gravidez: Um sonho sem planejamento e Da descoberta ao primeiro ultrassom e o encontro com a família, minha gravidez não foi planejada, mas já sonhava muito com este momento, no entanto eu havia optado pelo trabalho. Leia mais nos post’s anteriores.
Mas isso não fez da minha gravidez menos amada, pelo contrário, vivi cada instante como se fosse único. É um período de amor e descobertas sem igual.

5 – O que mudou depois da maternidade?
Este é um assunto de muitas linhas, então depois vou escrever um post só sobre ele. Mas em resumo, mesmo sendo difícil responder, a maternidade ainda tem mudado muito em mim, pois a encaro como um processo de AUTO EDUCAÇÃO, onde estou me redescobrindo, me redesenhando. Para mim é mais fácil dizer oque não mudou!

6 – Para você, quais os principais desafios em conciliar maternidade e trabalho?
Para mim, o mais difícil é me desligar, sabe aquela antiga frase “No trabalho, pensar em trabalho e em casa se desligar dele”, as duas coisas se tornaram um desafio, pois durante o período do trabalho estou pensando na minha pequena, como ela está, oque tenho que comprar, qual o lanche fazer, quais atividades... e em casa fico pensando no que deixei de fazer no serviço (menos, mas penso). Além disso, o cansaço acumulado tem me deixado menos produtiva.


7 – Na sua opinião, qual seria o trabalho ideal para mamães?
Para mim seria um trabalho que me desse mais liberdade, mais tempo, que me colocasse a serviço das pessoas e me fizesse sentir realizada.

8 – Pretende ter mais filhos?
Por vontade sim, mas na minha realidade atual não. É maravilhosa a vida materna, mas hoje não consigo dedicar muito tempo a minha filha, e dividir o nosso pouco tempo não sei se seria “saudável”. E em termos financeiros também, não conseguiria atingir meus atuais objetivos como mãe.

9 – O que mais te encanta em seu(s) filho(s)?
A capacidade dela de me trazer para fora de mim mesma, de me reencontrar com a minha infância. A alegria, a espontaneidade, o gás, a vontade de aprender o novo, de descobrir, cada nova conquista.

10 – Ser mãe é?
Assumir um compromisso diário de mudança, de ser eternamente um exemplo, ser inspiração.

11 – Como é a rotina da família?
Eu acordo às 5 horas e 50 minutos todos os dias para me arrumar para ir ao trabalho. Deixo a Maria Eduarda dormindo com o Papai, e é ele quem a arruma e leva para a escolinha/ berçário. No retorno vou direto à escolinha busca-la; chegamos em casa e vamos arrumar a mesa para lancharmos, nem que seja uma fruta, já que ela já jantou na escolinha (e sobre este item, já pensei em mudar, mas como todas as crianças jantam este horário não tem como deixa-la apenas olhando ou dar alguma coisa diferente); normalmente temos a companhia do vovô coruja que vai praticamente todos os dias ver a netinha e do papai; então lanchamos, vamos brincar e assistimos em conjunto algum DVD infantil que ela escolhe; ai o soninho começa a bater, é hora do banho e da mamadeira (o banho nem todos os dias, pois no frio não estávamos mantendo este ritual, já que ela já chega de banho tomado da escola), tomamos o “remédio” homeopático, escovamos os dentinhos e deitamos juntas para conversar, cantar ou ler, o que ela quiser, até que ela durma. Ai sim, eu vou para a rotina da casa, que dividi por dias e acompanho por uma planilha de rotina domestica (depois falo mais disso), aproveito para colocar o assunto em dia com o maridão, e às 22 horas até no máximo às 23 horas vou para o meu sono de beleza, rs. 

E ai, o que achou? Deixe seu comentário.



0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre este post

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...